quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

2018: ano de arriscar ou ser mais cauteloso nos gastos?

Quando o ano começa, o brasileiro faz planos e, por consequência, toma decisões financeiras importantes. Mas, diante do cenário econômico e político, o que vale fazer em 2018 e o que é melhor deixar para depois? Será um bom momento pra comprar imóvel ou é mais interessante continuar no aluguel? Trocar de carro ou esperar? Tentar um novo emprego, menos estável, ou investir em um curso de especialização? Continuar a segurar os gastos ou voltar a viajar para o exterior, por exemplo? Enfim, 2018 será um ano de arriscar ou ser mais cauteloso financeiramente?

Confira as perspectivas que o novo ano traz, segundo planejadores financeiros e consultores de carreira e empreendedorismo.

Imóveis

De modo geral, o custo do aluguel está relativamente baixo hoje, diante dos valores para a compra de um imóvel. Essa relação já foi maior, mas o investidor ainda não precisa ter pressa para comprar a casa própria, pois financiamentos em condições vantajosas devem aparecer cada vez mais, segundo Marcelo Cotrim, da Planejar – Associação Brasileira dos Planejadores Financeiros.
“Com a queda dos juros, os empréstimos imobiliários vão continuar caindo ao longo do ano. Haverá também oportunidade de refinanciamento, pouco usado no Brasil, que é a renegociação da dívida, mudando, inclusive, de instituição financeira. Quem fez financiamento em tempos de juros altos pode se beneficiar do refinanciamento agora”, explica ele.

Automóveis

O cenário é parecido com o dos imóveis: os financiamentos vão ficar mais baratos ao longo de 2018 e esperar para trocar o carro mais para o fim do ano pode ser interessante, de acordo com Cotrim.

Empregos

Ao considerar arriscar um movimento profissional – seja trocando uma empresa consolidada por uma startup ou saindo em voo- solo em algum empreendimento – mais do que o cenário macroeconômico brasileiro, é preciso ter planejamento e avaliar a situação individual de cada um.
Fabiano Nagamatsu, consultor do Sebrae-SP, lembra que os aluguéis baixos, o aquecimento do setor de serviços, que necessita de estrutura e capital de giro menores, e a reforma trabalhista estimulam o empreendedorismo. “Por outro lado, a indefinição política é uma desvantagem. Mesmo assim, há investidores olhando para o Brasil, principalmente para empreendimentos menos tradicionais, como os da área de tecnologia e inovação”, comenta ele.

Educação

No caso dos estudos, é comprovado que em países desenvolvidos, quando há um hiato na atividade econômica, a busca por cursos de especialização é maior. “A procura de MBAs nas universidades americanas cresce quando a economia se retrai. No Brasil, onde a educação custa caro e investir em capacitação pode ser um desafio, essa relação não é tão direta”, diz Cotrim.
Mais uma vez, o momento pessoal acaba tendo um grande peso na decisão de quando investir tempo e dinheiro em uma pós-graduação.

Viagens


Reduzir gastos foi a solução de muitas famílias para enfrentar a crise econômica dos últimos anos. A retomada dos gastos, inclusive com viagens, deve ser feita com cautela, com planejamento e compras feitas com antecedência – afinal, a recuperação do país se apresenta de forma lenta e gradual. “Não será nada parecido com o boom de crescimento entre 2007 e 2011, quando havia altos índices de emprego e o Real estava forte diante do dólar”, explica Cotrim.
Fonte: Veja

Um comentário:

  1. Eu dei a BENJAMIN DOUGLAS uma chance de falhar como os outros: mas ele me provou
    errado, concedendo-me um empréstimo [email douglasloanfirm2@gmail.com]

    É realmente cheio de golpistas na internet, realmente não é normal. Com um
    semana perdi US $ 5.200 para pagamentos. Eu tinha perguntas feitas no Dandy Cash.com
    e veio apenas desapontado. Eu fui vítima de várias empresas de empréstimo que
    me enganou até que finalmente conheci alguém que ainda era honesto Benjamin Douglas
    [douglasloanfirm2@gmail.com]
    Francamente eu pensei que iria da mesma maneira que aqueles antes dele, eu
    foi um pouco hesitante e cético, mas considerando a situação cada vez menor
    da minha vida em geral, eu não tive escolha senão continuar
    o empréstimo com Benjamin e esperando que ele falhasse; então eu assumi o risco de qualquer maneira e
    Consegui emprestar-lhe $ 55 mil dólares surpreendentemente. Então estou implorando
    e pedindo para você lá quem poderia estar em um semelhante
    bagunça financeira para fazer negócios com Benjamin Douglas ou mais arriscado foi rasgado
    fora como aqueles antes de Douglas fez para mim e fugir com o meu suado
    dinheiro. Benjamin Douglas é o único em quem confio porque me deu o empréstimo
    foram necessários outros falharam, não entre em contato com ninguém além de Douglas
    porque eles podem ser golpes que fingem ser credores de empréstimos que arrancam as pessoas
    do seu dinheiro arduamente ganho, o Procurador Geral dos EUA está à procura de
    esses caras para penalizá-los por sua maldade. então não entre em contato com esses caras
    e, assim, promovendo seus vícios prejudiciais em nossa sociedade, eles só
    Arranca-te como eles me fizeram. PARA SUA SEGURANÇA E BOM CONTATO BENJAMIN
    DOUGLAS em [email douglasloanfirm2@gmail.com]

    ResponderExcluir