sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

É POSSÍVEL TER UM NEGÓCIO E UM EMPREGO AO MESMO TEMPO?

Cumprir jornada dupla exige responsabilidade, entrega e dedicação acima da média. O lado positivo é que as despesas pessoais podem continuar sendo cobertas pelo salário e os impactos causados por um eventual fracasso são amenizados. Alguns especialistas acreditam que este é o melhor método para assumir o risco de empreender. Se é o que você pretende fazer, essas são as recomendações do coach Ben Arment, autor do livro Viva o Ano dos Seus Sonhos.

Avise a família e os amigos
É certo que será preciso sacrificar boa parte do seu tempo livre. Peça a compreensão da família ou de quem mais conviver na mesma casa que você. Otimizar o tempo demanda concentração absoluta.

Separe períodos fixos na agenda
Use o tempo que tiver disponível — pode ser meia hora do horário de almoço, o período noturno ou os finais de semana. O importante é fazer um pouco a cada dia, mesmo que comece devagar. Cabe aqui um alerta: quem ainda tem um emprego não deve ficar resolvendo assuntos do negócio próprio durante o expediente. Isso seria antiprofissional. E, se a performance cair, as chances de ser demitido vão aumentar.

Trace metas diárias para você mesmo
Como não haverá muito tempo para cuidar do projeto, todo dia deve trazer um passo importante, mesmo que pequeno: organize papéis, faça contatos, agende brainstormings. “Se você encarar o negócio apenas como hobby ou um eterno complemento de renda, seu impacto será sempre pequeno. E vai parecer que está começando do zero todas as vezes em que procurar cliente novo”, diz Arment no livro.

Busque um sócio ou funcionário
Avalie se é o caso de ter mais alguém para compartilhar a jornada. “Duas pessoas no comando dividem habilidades, debatem alternativas e podem ter mais motivação para dar sequência às atividades do dia a dia”, afirma Arment.

Nenhum comentário:

Postar um comentário